Alberto Prado Posted November 3, 2016 Share Posted November 3, 2016 Olá.Sou novo (relativamente) por aqui e no mundo Mac. Mas já faz mais de 8 meses que venho pesquisando tentando configurar o meu.Conseguir fazer praticamente tudo. Hoje o note da assinatura está praticamente cem por cento funcional. E só falta um detalhe como vocês podem imaginar. Pois é, é ele... o som. Eu realmente não teria vindo aqui pergunta se a dificuldade não fosse grande. Já fiz todo o resto sem precisa abrir tópicos em qualquer fórum, mas já não sei mais para onde correr.Sem mais delongas, passo a explicações. Já extrai no linux o DSDT/SSDT, já o corrigi com MaciASL 1.31, já apliquei os FIX necessários e o OS X tá se comportando bem. O gerenciamento de energia parece ok, os multiplicadores do processador estão variando corretamente. Falto isso pois já li que isso pode afetar de alguma maneira.Bom, eu baixei o AppleHDA Patcher.App 1.6 e fiz os procedimentos. Tentei inicialmente com o método do Clover (Config.plist mod) + aDummyHDA.kext, mas não deu certo. Desfiz o processo. Depois fui para o método da AppleHDA modificada + DSDT patch, mas também não surtiu efeito. Em todos os casos usei o Kext Wizard para aplicar as Kexts e Reparar as permissões e reconstruir o cache. Até mesmo usei o sudo touch s/l/e.Eu havia tentado corrigir o AppleHDA na mão também com a ajuda daquele guia ensina como extrair verbos, converter, etc... Mas está faltando várias figuras, e ficou meio complicado na parte final... =/ (Poderiam atualizar esse Guia)Enfim, nada deu certo.Obs: Eu comparei os verbos gerados pelo primeiro patcher que estão dentro do AppleHDAConfigDriver com o do guia que eu estava seguindo... E eles me parecem meio diferentes e está faltando 2 configurações de Jack... Apesar que os NodeIDs são iguais.Bom, é isso. Espero que não tenha ficado confuso. Eu tentei passa o máximo de informações que pude. Coloquei vários anexos para que facilite a quem puder me ajuda.Ps: Os arquivos IOreg.txt e MacBook Pro.spx.zip eu extrai lá do Informações do Sistema -> Relatório do Sistema. Eu não consegui instalar o X Code pois o sistema ainda não esta atualizado e Apple bloqueia o download.Desde já agradeço a atenção.Obrigado. Result_AppleIntelInfo.txt patched.zip config.plist.zip IOReg.txt codec_dump_e_verbs.zip MironeAudio.zip MacBook Pro.spx.zip Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted November 3, 2016 Share Posted November 3, 2016 tenta com este config.plist:config.plist.zip para reparar as permissões use esta ferramenta: http://www.insanelymac.com/forum/files/file/432-insanelyrepairpermission/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alberto Prado Posted November 4, 2016 Author Share Posted November 4, 2016 tenta com este... Nada. Continuou igual. O que estranho que a AppleHDAHardwareConfigDrive carrega quando o sistema inicia, mas depois some... Mas a AppleHDA (q não é assinada assim como a outra) sim. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted November 4, 2016 Share Posted November 4, 2016 me envia uma copia de seu IOREG.ioreg Link to comment Share on other sites More sharing options...
NelsonF Posted November 4, 2016 Share Posted November 4, 2016 Pq vc não faz a AppleHDA no modo on-the-fly? Olha aqui: http://www.insanelymac.com/forum/topic/298132-guia-aio-guias-para-hackintosh/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alberto Prado Posted November 4, 2016 Author Share Posted November 4, 2016 me envia uma copia de seu IOREG.ioreg Ok Pq vc não faz a AppleHDA no modo on-the-fly? Olha aqui: http://www.insanelymac.com/forum/topic/298132-guia-aio-guias-para-hackintosh/ Eu já tinha lido superficialmente em outros fóruns em inglês e se entendi bem ele pode apresentar problemas quando atualizar o OS X. Mas esse seria meu próximo passo caso não desse certo com o AppleHDA Patch; e por último o VoodooHDA. Obrigado pela dica de qualquer forma. MacBook Pro de Alberto.ioreg.zip Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alberto Prado Posted November 17, 2016 Author Share Posted November 17, 2016 Consegui fazer funcionar parcialmente com a Voodoo HDA 2.8.8. Só tem alguns pequenos inconvenientes.1 - Um estalo no som quando o OS X é carregado. (Já fiz o procedimento descrito neste post na parte "Problem: sound crackles" http://www.insanelymac.com/forum/topic/267905-voodoohda-common-problems/?p=1748018, mas não surtiu efeito) 2 - O som fica a uma altura de +/- 75% da altura máximo conseguida no Win/Linux apesar de já ter feito o Fix que teoricamente corrigiria isso (mas relevo). 3 - O conector de saída para fones de ouvido não funciona. O de microfone eu não testei pois não tenho um e também não faria falta se não funcionar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
NelsonF Posted November 18, 2016 Share Posted November 18, 2016 Vc leu esse? http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=180 Creio que é o mesmo, porém pode haver alguma solução nos posts! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pimentel Posted November 19, 2016 Share Posted November 19, 2016 Olá Vc leu esse? http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=180Creio que é o mesmo, porém pode haver alguma solução nos posts! Esse tópico já está desatualizado, somente lá em baixo que fala sobre ajuste da VoodooHDA para reconhecimento de entradas e saidas que não aparecem que ainda funciona para quem quer usar audio 5.1/7.1. Muitos problemas já foram resolvidos na VoodooHDA, atualmente seu desempenho é semelhante a AppleHDA. Problemas novos demandam métodos novos Link to comment Share on other sites More sharing options...
artur_pt Posted November 20, 2016 Share Posted November 20, 2016 olá devias começar a pensar fazer 1 tópico + atualizado .. sobre o assunto .. vai nessa Pimentel não é chegar na cena depois de vários anos fora .. e logo começares a dar essas opiniões .. voodoo tem pouco que saber .. mas esse tópico é de alguém que sabe muito sobre o assunto . bom hack 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted November 20, 2016 Share Posted November 20, 2016 atualmente seu desempenho é semelhante a AppleHDA. Não, AppleHDA tem um som bem mais limpo, mesmo uma VoodooHDA bem editada não é melhor do que AppleHDA. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alberto Prado Posted November 22, 2016 Author Share Posted November 22, 2016 Consegui fazer o conector de headphone funcionar. Como estava faltando a saída de headphone lá em Preferências de Sistema > Som. Então achei que a solução seria adicionar a mesma manualmente. Pra verificar a informações de Pin-NodeId baixei o Getdump no sourceforge da página da voodoohda. Coloquei o ele na Mesa e digitei no Terminal: getdump > codec_dump.txt Patched pins configuration: nid 18 0x90a60130 as 3 seq 0 Microphone Fixed Digital N/A Internal Unknown misc 0 NoPresenceDetect nid 20 0x90170110 as 1 seq 0 Speaker Fixed Analog N/A Internal Unknown misc 0 NoPresenceDetect nid 23 0x40000000 as 0 seq 0 Line-out None Unknown N/A External Unknown misc 0 [DISABLED] nid 24 0x411111f0 as 15 seq 0 Speaker None 1/8 Rear External Black misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED] nid 25 0x411111f0 as 15 seq 0 Speaker None 1/8 Rear External Black misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED] nid 26 0x03a15020 as 2 seq 0 Microphone Jack 1/8 Left External Red misc 0 nid 27 0x411111f0 as 15 seq 0 Speaker None 1/8 Rear External Black misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED] nid 30 0x411111f0 as 15 seq 0 Speaker None 1/8 Rear External Black misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED] nid 33 0x0321101f as 1 seq 15 Headphones Jack 1/8 Left External Black misc 0 <!-- O que me interessa --> Conforme vários tópicos que pesquisei. Vi que teria que adicionar essas informações na Info.plist da VoodooHDA.kext. Logo abaixo da chave NodesToPatch.Ficando assim: <array> <dict> <key>Codec</key> <integer>0</integer> <!--Codec Address--> <key>Config</key> <string>0x0321101f</string> <!--Pin Conf --> <key>Node</key> <integer>33</integer> <!--Nid --> </dict> </array> Fechei, salvei e coloquei a usei o Kext Wizard para adicional a kext modificada no S/L/E e Reparar as permissões e Reconstruir o cache e reiniciei o sistema.Funcionou certinho, inclusive o switch entre a saída de som pelo headphone e pelas caixas internas.Desculpa pela resposta em forma de tutorial. Vejo que tem veteranos acompanhando o tópico. Mas acho que se alguém tiver passando por algo parecido com o mesmo notebook, isso talvez ajude.Obrigado ao Nelson. De maneira indireta o tópico ajudou para o meu entendimento geral.PS: Ainda quero continuar tentando patchear a AppleHDA. Mas preciso da ajuda de você. Não sei onde eu posso observar no sistema o que está acontecendo de errado.O tópico que ensina a fazer isso está com as imagens todas fora do ar. Acreditem, elas são primordiais para o entendimento de quem está começando e pode evitar o aparecimento de vários tópicos.Assim que eu puder eu vou esta criando um Guia de tudo que fiz nesse notebook.Ps: Apesar de ter conseguido o som. Posso deixa esse tópico em aberto até que eu consiga fazer funcionar o AppleHDA? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts