andreyaze Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 Olá! Instalei o El Capitan no meu notebook Lenovo g400s. Tudo correu normalmente durante a instalação, o único problema que encontrei foi de vídeo. O sistema só está reconhecendo 4MB da intel HD 4000 (não é só visual. O sistema está lento). Como posso corrigir isso? Estou usando o clover como bootloader. Anexei minha config.plist. config.plist: https://www.dropbox.com/s/uf6qabjtvgb8xux/config.plist?dl=0 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 Vou dar uma olhada.... Qual é sua resolução maxima? 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 13, 2016 Author Share Posted February 13, 2016 Vou dar uma olhada.... Qual é sua resolução maxima? 1366 x 768 agradeço a ajuda! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 Certo! Tente isso: config.plist.zip Há, sistema lento não é culpa apenas do video, no seu caso verifique como está o gerenciamento de energia. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 13, 2016 Author Share Posted February 13, 2016 Vou tentar aqui. Ah, uma outra informação importante: quando eu deixo o fakeID VAZIO o sistema reconhece toda a memória de vídeo, mas fica com uns glitches na tela. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 Estranho. Poste aqui as especificações do teu laptop. Veja se com esse config, os glishes somem: config.plist.zip 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 13, 2016 Author Share Posted February 13, 2016 Testei os 2 config. Em ambos os glitches aparecem (pelo que vi o fakeID nos dois está vazio). Com eles a memória total é reconhecida: Especificação: i3-3110M 4GB RAM intel HD Graphics 4000 (aqui tem mais informações: http://simp.ly/publish/BfNWF3 ) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 Você tem aceleração de video? QE/CI? Tamanho da memoria eu ia te passar um método depois, não se preocupa com isso, essa informação é estético. Usar FakeID é pra outra coisa, nada a ver no seu caso. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 13, 2016 Author Share Posted February 13, 2016 Não sei responder sobre o QE/CI. Isso seria alguma configuração/estado do vídeo? O que sei é que quando aparece só os 4MB ali, as animações ou qualquer outra coisa que tenha transparência ficam bugadas/lentas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 QE/CI: O que significa e como verificar se está ativado. Mas sua resposta já me deu uma noção. Usa alguma kext modificada? Os boot-args quais ali são realmente necessarios? 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 13, 2016 Author Share Posted February 13, 2016 Estou usando as mesmas kexts que vieram na imagem de instalação (não sei se posso citar de qual site fiz o download). São essas: Não troquei os boot-args. São os mesmos desde a instalação (peguei o config.split daqui: https://github.com/RehabMan/OS-X-Clover-Laptop-Config ) Fiz os testes do tópico sobre QE/CI. O app do DVD não abre (mostra a mensagem "não foi encontrado um dispositivo válido para reprodução), o jogo de xadrez fica com problemas gráficos (lentidão, glitches, etc) e as animações que contêm transparência ficam instáveis. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 13, 2016 Share Posted February 13, 2016 Cara o zica é isso. Pegar qualquer kext sem saber pra que serve é osso, as vezes essas kexts que você está usando nem estão atualizadas pro seu Hack, é generico... Por ex: A AppleIntelFramebufferCapri usamos pra injetar o video, como vamos saber se não tem conflitos com os patches usados no Clover? Use as kexts nativas. E não precisa colocar algumas dessas kexts na pasta do Clover "10.11", algumas dessas já estão no S/L/E 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 13, 2016 Author Share Posted February 13, 2016 Entendi. Neste caso o ideal é excluir tudo e adicionar só o necessário, correto? Provavelmente ao fazer isso não conseguirei mais fazer boot. Você tem alguma dica de como posso seguir para deixar somente o essencial? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 14, 2016 Share Posted February 14, 2016 Faz um teste, deleta essas kexts: Depois repara as permissões e os caches, e veja se funciona. Usa essa config.plist: config.plist.zip EDIT: Faz um favor tambem. Baixa o app DPCIManager e vá na guia PCIList, tira um print, e posta aqui. Com o tempo vamos te ajudar a deixar esse laptop "filé" 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 14, 2016 Author Share Posted February 14, 2016 Consegui dar boot removendo as kexts indicadas (tive que deixar a "AppleACPIPS2Nub" para o teclado funcionar). Com essa config passada os glitchs continuam (embora a memória de vídeo fique no valor normal). Repeti aqueles testes do tópico sobre QE/CI e tudo parece funcionar bem. Até o jogo de Xadrez ficou rápido. A única coisa que atrapalha (e muito) são esses glitches :/ Infos do DPCIManager: Novamente agradeço sua ajuda! EDIT: Consegui resolver utilizando esse kext patch: <dict> <key>Comment</key> <string>HD4000 0x01660003 FrameBuffer 8 MB</string> <key>Name</key> <string>AppleIntelFramebufferCapri</string> <key>Find</key> <data>AwBmAQECBAIAAAAEAAAAAQ==</data> <key>Replace</key> <data>AwBmAQECBAIAAAAEAACAAA==</data> </dict> @Allan agradeço sua disposição em ajudar! Vou editar o POST principal para caso alguém futuramente enfrente o mesmo problema. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 14, 2016 Share Posted February 14, 2016 Beleza! Remove todas as Voodoos e a AppleACPIPS2Nub, e usa essa, mas instale a mesma em S/L/E: VoodooPS2Controller.kext.zip Agora sobre os glitches, tem certeza de que a resolução não é maior? Faz um check e se certifique de que não tem mais nada relacionado ao grafico (como kexts, ou itens repetidos), a não ser o config.plist Usa esse config.plist: config.plist.zip EDIT: Onde você achou esse método? Seria interessante postar a fonte. Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 14, 2016 Author Share Posted February 14, 2016 Encontrei a solução nesse fórum:> http://www.tonymacx86.com/el-capitan-laptop-support/181844-dell-latitude-3330-intel-hd-4000-glitches-noise-artifacts.html#post1173690 Como faço para realizar a instalação em "S/L/E"/? Isso é um diretório? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 14, 2016 Share Posted February 14, 2016 Sim, S/L/E = System / Library / Extensions Para fazer isso aconselho fazer assim, joga a kext que quer nessa pasta "Extensions", e roda esses comandos: sudo -s chmod -R 755 /Volumes/El Capitan/Library/Extensions chown -R 0:0 /Volumes/El Capitan/Library/Extensions touch /Volumes/El Capitan/System/Library/Extensions kextcache -u /Volumes/El Capitan exit Troque o nome da partição pela a que usa atualmente, ex: /Volumes/Andre/Library/Extensions Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 14, 2016 Author Share Posted February 14, 2016 Removi as kexts citadas e instalei a que você anexou. Somente o mouse está funcionado (estou usando um USB), o teclado e o trackpad não. Uma outra dúvida: Existe algum guia para instalação do áudio? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 14, 2016 Share Posted February 14, 2016 Puxa que estranho, deveria funcionar, pois dentro dessa kext tem as que você usa. Reparou as permisões depois de instalar e remover as kexts? Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 14, 2016 Author Share Posted February 14, 2016 Eu utilizei o kext wizard para reparar as permissões (a instalação fiz utilizando os comandos que você citou). Não sei se isso pode ser o motivo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 14, 2016 Share Posted February 14, 2016 Certo. Bem, já que a outra kext habilita esses componentes volte a usa-la. É que essa do RehabMan que te passei é universal. Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 14, 2016 Author Share Posted February 14, 2016 Tudo bem! Já restaurei aqui. Como posso prosseguir para ativar o audio? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 14, 2016 Share Posted February 14, 2016 Qual é seu codec? Link to comment Share on other sites More sharing options...
andreyaze Posted February 14, 2016 Author Share Posted February 14, 2016 Conexant Audio Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts