Rody Nunes Posted December 1, 2015 Share Posted December 1, 2015 Olá pessoal gostaria de tentar ajudar as pessoas que tenham a mesma placa mãe que uso, e resolvi criar esse tutorial. Antes de mais nada quero, agradecer aos amigos que me ajudaram e sempre estão a disposição para resolver os problemas que tive ao criar meu Hackintosh. Arthur-pt Mendietinha Allan Slice Pernapeluda Outras instruções http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=37&t=5543 Fonte: http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=5014 ATENÇÃO ESSE PROCEDIMENTO É PARA PLACA MÃE GigaByte GA-X58A-UD3R V2.0 BIOS FB Configuração de hardware do computador: Placa GigaByte GA-X58X-U3DR versão da BIOS FB Processador Intel i7950 06 pentes de memória RAM de 2048GB 1033 GHZ = 12GB samsung Placa de vídeo ATI RADEON HD 5770 1024MB de memoria dedicada 01 HD1TB interno com 06 partições 01 HD1TB externo com 06 partições usado para backup dos sistemas operacionais 02 HD2TB internos usados para trabalho 01 HD500GB com windows e Linux instalados 01 HD500GB interno para backup do sistema operacional principal 01 HD1.5TB interno usado para backup de programas Parte 01: Configuração da BIOS FB Pasted Graphic 2.tiff Pasted Graphic 3.tiff Pasted Graphic 4.tiff Parte 02 Criando o Pendrive no Mac OSX: Insira o pendrive na USB abra o utilitário de disco selecione seu pendrive, clic em partição selecione partição atual depois em tabela partição GUID e formate usando o formato OS X Expandido (Reg. Cronologicamente) Pasted Graphic 5.tiff Pasted Graphic 6.tiff Procure e baixe a imagem do PenDrive a ser gravado . Depois de baixar, vamos gravar o arquivo (esse procedimento é para quem já tem um Hack já em funcionamento) NOTA: O exemplo abaixo vamos pegar o pendrive que está conectado /dev/disk2s1 (verifique em qual o seu estará conectado usando o comando abaixo) Abra o terminal e digite o seguinte comando e pressione ENTER: diskutil list (esse comando mostra os discos conectados em seu Hack) Código: Selecionar todos diskutil list ... /dev/disk2 #: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER 0: FDisk_partition_scheme *16.0 GB disk2 1: DOS_FAT_32 SANDISK 16.0 GB disk2s1 NOTA: A maioria do pessoal falou que era para formatar a partição EFI que está oculta no formato DOS_FAT_32, eu não formatei a minha, e deu certo mesmo assim. (para ver a partição EFI oculta utilize esse programa (EFI-Mounter-v3) Para desmontar a unidade do pendrive e permitir que você possa gravar a imagem nele digite no terminal o seguinte comando e pressione ENTER diskutil unmountdisk /dev/disk2 (esse comando vai desmontar a unidade para que você possa gravar a imagem no pendrive) Código: Selecionar todos diskutil unmountDisk /dev/disk2 Unmount of all volumes on disk2 was successful Em seguida digite no terminal o seguinte comando e pressione ENTER: sudo dd if=[arraste nester local o ficheiro raw para o terminal] of=/dev/rdisk2 bs=1m sudo dd if=/Volumes/Dados/Mac\ OS\ X\ 10.8.5\ Install\ USB.raw of=/dev/rdisk2 bs=1m (Esse comando vai iniciar a gravação da imagem para o pendrive, se você quiser ver o andamento da gravação é só pressionar CTRL+T e você vai ver o quanto foi já gravado) Depois que finalizar a gravação digite no terminal o comando e pressione ENTER diskutil eject /dev/disk2 (esse comando vai ejetar o pendrive da unidade) Parte 03 Extraindo o Kernel do El Capitan Para que o pendrive boot corretamente e reconheça os dispositivos de sua placa mãe você precisa do Kernel, esse arquivo está dentro pendrive e compactado e você precisa extrair ele para dar continuidade Baixe esse programa Pacifist e siga essas instruções https://www.youtube.com/watch?v=PNRzXFWwA30 Cole o kernel na raiz do pendrive substituindo o arquivo existente ou crie uma pasta no pendrive de nome KERNELS dentro de SYSTEM/LIBRARY/ e cole o arquivo kernel dentro dela. Parte 04 Gravando as Kexts essenciais: Essa imagem que foi gravada no pendrive possibilita você fazer o boot tanto pelo Clover como pelo Chameleon nesse caso é só pressionar o número 1 durante o boot para acessar o chameleon. Para isso vamos gravar as Kexts essenciais em ambos abaixo está a lista das quais foram usadas: AHCIPortInjector.kext FakeSMC.kext GenericUSBXHCI.kext IOAHCIBlockStorageInjector.kext NullCPUPowerManagement.kext PXHCD.kext RealtekRTL81xx.kext VoodooPS2Controller.kext Aqui estão as Kexts essenciais https://mega.nz/#!eN0kwRZZ!x31wlnCxEcqW_Kv8qfCCIBPYE3KcuMefTO_oyh_oaiQ Você deve copiar elas dentro de: Partição EFI: EFI/CLOVER/KEXTS/10.11/ e também dentro da pasta EXTRA/EXTENSIONS/ se essa pasta não existir crie ela. Parte 05 Copiando as configurações do Clover e do Chameleon Essas configurações já prontas permitirá que você dê o boot no pendrive para iniciar a instalação do El Capitan Clover: config.plist https://mega.nz/#!SINAzSQZ!pQK7Mq79uL_rjn_qxbmG1KaF4QZyS3irEuc6jpH9j_4 Deve ser copiado para partição EFI: EFI/CLOVER/ dsdt.aml https://mega.nz/#!yYt22RhC!Y_oXlXeEoM2oBaxe6d-HyV4kmj9YQ5XPoWSbQFduDgI Deve ser copiado dentro de EFI: EFI/CLOVER/ACPI/PATCHED/ Chameleon: dsdt.aml https://mega.nz/#!GJ9nAZAR!_Yp8sWRkcntVolketjQkBeQ-eF2MaMk34Lzc65CFmF4 Deve ser copiado dentro da pasta Extra de seu pendrive kernel.plist org.chameleon.Boot.plist SMBIOS.plist https://mega.nz/#!DJt1UT6Z!O3tfRU7tWYaZNqzmIyTQ4zoAEMGjX7K8kDsVP4-tHfI Devem serem copiados dentro da pasta Extra de seu pendrive Está pronto agora é só reiniciar seu computador durante o BOOT de seu computador pressione F12 e selecione o boot pelo pendrive ao aparecer a tela do clover selecione o boot para o pendrive e siga os passos para a instalação do EL CAPITAN. NOTA: Para que eu conseguisse fazer o boot pelo clover ou pelo chameleon tive que fazer um Downgrade de minha BIOS usando a versão FF, a versão FH não fez a leitura do HD após o primeiro reinicio da instalação. Parte 06 Pós Produção Após o inicio você vai ter o EL Capitan rodando mas ainda precisa fazer ele fazer o boot sozinho para isso: Instalar os seguintes programas; Clover_v2.3k_r3320.pkg Aqui está os itens selecionados para a instalação https://mega.nz/#!CE9gGCgC!XQmZ3hO2bQxOgZzbcQ0HYo1Q6cUfLJ9nH9vfkbYudPc Clover Configurator Kext Utilities Kext Wizard SystemInfo HWMonitor Javaforosx Aqui estão os programas citados acima: https://mega.nz/#!PAtgzDDZ!fKd21WmzLVDLM84aHP_DBWbOLK5WTn69DgqwIpYYVOk NOTA: Não inclui o Enoch-rev.2773.pkg pois a maioria dos usuários estão usando o Clover. Realizado a instalação dos programas copie os seguintes arquivos do pendrive para seu HD: Boot com o Clover Partição EFI: EFI/CLOVER/config.plist para a pasta de seu HD EFI/CLOVER/ EFI/CLOVER/ACPI/PATCHED/ para a pasta de seu HD EFI/CLOVER/ACPI/PATCHED/ EFI/CLOVER/KEXTS/ para a pasta de seu HD EFI/CLOVER/KEXTS/ Abra o Clover configurator e direcione os ítens que são necessários informar o local onde está instalado. Boot com o Chameleon Todos os arquivos da Pasta EXTRA para a pasta EXTRA de seu HD Abra o chameleon e direcione os ítens que são necessários informar o local onde está instalado. Parte 07 Áudio: AppleHDA.kext HDAEnalber.kext Aqui estão as kexts: https://mega.nz/#!bMt0iQ7Y!VIwxpvlzo_3m3tRkJ-CHwORhD3XCug-BOnaZFzzuA5Y Elas devem serem instaladas dentro de SYSTEM/LIBRARY/EXTENSIONS/ porque se for em outro local não funciona. Agora é só inicializar seu computador e seu Hack está funcionando. Problemas ainda sem solução: Setas vermelhas USB e não reconhece conexão de HD externo mostrando ícone metálico; eSata não reconhece HDs plugados; Seta verde USB não reconhece conexão de HD externo mostrando ícone metálico; Seta azul, USB 3.0 está morto no ElCapitan; Colocar em hibernação somente os monitores desligam a máquina ainda fica ligada; Desligamento não é realizado; Pasted Graphic 7.tiff Minhas conclusões: Depois de tentar muito na esperança de usar o Clover cheguei a uma conclusão essa placa não é compatível com o CLOVER, o melhor boot loader para ela é ainda o chameleon motivos? Clover: Não reconhece HDs se você estiver usando BIOS na versão FH que é a mais recente para essa placa mãe; Não reconhece várias portas USB, e USB3.0, realizei várias pesquisas em inúmeros, forums infelizmente está morto na versão do ElCapitan; Não reconhece portas eSatas; Não põe o computador em repouso; Não realiza o desligamento do computador; Sensores não funcionam adequadamente; Chameleon: Reconhece os HDs conectados em qualquer versão da BIOS; Reconhece todas as portas USBs mas ainda precisa resolver algumas portas que mostram ícones metálicos quando conectado HDs erxternos, (preciso de ajuda) menos a USB 3.0, realizei várias pesquisas em inúmeros, forums infelizmente está morto na versão do ElCapitan; Reconhece todas portas eSatas; Coloca o computador em repouso, mas ainda estou vendo o motivo que ele não retorna ao clic do mouse ou pressionado uma tecla antes de atualizar para o ElCapitan esse procedimento funcionava perfeitamente; (preciso ajuda) Realiza o desligamento do computador; Todos os sensores em funcionamento; PS. Se alguém conseguir fazer o clover funcionar perfeito nessa placa por favor me avise. Espero ter ajudado. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 1, 2015 Share Posted December 1, 2015 Show de bola hem! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
cumpadi Posted December 2, 2015 Share Posted December 2, 2015 Blz de tutorial! Vc tá tendo gerenciamento de energia? A LPC.kext tá carregando? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 2, 2015 Author Share Posted December 2, 2015 Obrigado Não, ela não está carregando. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 2, 2015 Share Posted December 2, 2015 Para fazer a LPC carregar pode usar ou os patches do Clover ou aplicar no DSDT. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 2, 2015 Author Share Posted December 2, 2015 Como estou agora usando o chameleon, abri minha DSDT com o DSDT Editor, que está na pasta EXTRA na pasta PATCHES existem vários arquivos LPC qual deles usar? Outra coisa, posso aplicar uma patche em minha DSDT direto? Tipo, pegar o arquivo DSDT.aml abrir e aplicar e compilar? esqueci de perguntar também, se eu pegar a DSDT da versão da BIOS FH e usar a FB vou ter algum problema? Agora instalei o clover em outro HD, ou seja em um HD estou com chameleon e outro clover podendo ser feito o Boot separadamente Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 2, 2015 Share Posted December 2, 2015 Use o MaciASL, ele é melhor e possibilita a adição de repositórios para aplicar os patches. Sobre o DSDT, use aquele que está com a nova versão do BIOS. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 2, 2015 Author Share Posted December 2, 2015 Allan Qual dos arquivos devo usar para patchear a DSDT? LPC ICH10 LPC LPC NEHALEM Mais uma pergunta no Clover tem duas opções No fixes: FakeLPC e no drop OEM_DSM: LPC Qual deles? Estou fazendo essas perguntas pois vou realizar o procedimento em ambos bootloaders no Chameleon que provavelmente deve ser usado um patcher no DSDT e no Clover que você disse que posso usar uma opção. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 2, 2015 Share Posted December 2, 2015 Allan Qual dos arquivos devo usar para patchear a DSDT? LPC ICH10 LPC LPC NEHALEM Não sei, tenho de saber qual é seu Chipset... Mais uma pergunta no Clover tem duas opções No fixes: FakeLPC e no drop OEM_DSM: LPC Qual deles? Fica a seu critério...testa uma veja se carrega a kext, não carregando tenta a outra. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 2, 2015 Author Share Posted December 2, 2015 Reformulando a pergunta... Que chipset vc precisa saber? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 2, 2015 Share Posted December 2, 2015 Você me respondeu, só não lembro aonde kkk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 2, 2015 Author Share Posted December 2, 2015 O chipset que vc está falando ele controla o que? Pq quando abro o systemInfo aparece um monte de dispositivos São esses: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 2, 2015 Share Posted December 2, 2015 Cara System Info é do passado, usa o DPCIManager. Mas enfim, é isso o que precisa: Link to comment Share on other sites More sharing options...
mendietinha Posted December 3, 2015 Share Posted December 3, 2015 tentou o nehalem? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 3, 2015 Author Share Posted December 3, 2015 tentou o nehalem? O que é isso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 3, 2015 Share Posted December 3, 2015 É um patch: into method label _DSM parent_adr 0x001F0000 remove_entry;into device name_adr 0x001F0000 insert begin Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n {\n Store (Package (0x02)\n {\n "device-id", \n Buffer (0x04)\n {\n 0x09, 0x3B, 0x00, 0x00\n }\n }, Local0)\n DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n Return (Local0)\n } end Seria para carregar seu LPC também, mas de acordo com o que o Artur te respondeu, acho que esse passo foi resolvido certo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 3, 2015 Author Share Posted December 3, 2015 É um patch: into method label _DSM parent_adr 0x001F0000 remove_entry;into device name_adr 0x001F0000 insert begin Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n {\n Store (Package (0x02)\n {\n "device-id", \n Buffer (0x04)\n {\n 0x09, 0x3B, 0x00, 0x00\n }\n }, Local0)\n DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n Return (Local0)\n } end Seria para carregar seu LPC também, mas de acordo com o que o Artur te respondeu, acho que esse passo foi resolvido certo? Correto a AppleLCP está carregando: 86 0 0xffffff7f82017000 0x3000 0x3000 com.apple.driver.AppleLPC (3.1) 0C90B22D-637B-3000-8C44-B7955D57E10A <72 12 5 4 3> Será que preciso realizar alguma configuração no bootloader que está faltando ou sobrando? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 3, 2015 Share Posted December 3, 2015 Muda o modo Sleep: sudo pmset -a hibernatemode 3 E se certifique que os drivers estão corretos, sem pastas/conteúdo para UEFI. Coisas que dão problema é usar PXHCD.kext + GenericUSBXHCI.kext, ou usa uma ou outra. Se for usar a GenericUSBXHCI.kext, adicione as flags: -gux_defer_usb2 -gux_no_idle Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 5, 2015 Author Share Posted December 5, 2015 Muda o modo Sleep: sudo pmset -a hibernatemode 3 E se certifique que os drivers estão corretos, sem pastas/conteúdo para UEFI. Coisas que dão problema é usar PXHCD.kext + GenericUSBXHCI.kext, ou usa uma ou outra. Se for usar a GenericUSBXHCI.kext, adicione as flags: -gux_defer_usb2 -gux_no_idle Não resolveu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 5, 2015 Share Posted December 5, 2015 Está com as pastas do Clover (drivers) devidamente configuradas? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 5, 2015 Author Share Posted December 5, 2015 Vcs não vão acreditar no que aconteceu... Resolvi fazer um Downgrade em minha BIOS voltando para a BIOS FF a versão da qual a placa veio. Pasmem, ambos bootloaders estão colocando o computador em repouso e retornando ao clic do mouse ou pressionando qualquer tecla e no clover nem mesmo não carregando a LCP está está entrando em repouso perfeitamente No Clover qual é mesmo a maneira de resolver o ícone laranja? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 5, 2015 Author Share Posted December 5, 2015 Arthur Quais foras as patches que você usou por favor? Vou refazer o DSDT usando a BIOS FF Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 6, 2015 Share Posted December 6, 2015 Pasmem, ambos bootloaders estão colocando o computador em repouso e retornando ao clic do mouse ou pressionando qualquer tecla e no clover nem mesmo não carregando a LCP está está entrando em repouso perfeitamente Show hem! Mas seria interessante fazer a LPC carregar, gerenciamento de energia nativo é essencial para estabilidade do seu Hack No Clover qual é mesmo a maneira de resolver o ícone laranja? Clover v.2 Instructions > Post#26 How to make orange icons to be metallic Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rody Nunes Posted December 6, 2015 Author Share Posted December 6, 2015 Show hem! Mas seria interessante fazer a LPC carregar, gerenciamento de energia nativo é essencial para estabilidade do seu Hack Clover v.2 Instructions > Post#26 How to make orange icons to be metallic Será que não está carregando no clover devido a DSDT estar com a versão FB? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 6, 2015 Share Posted December 6, 2015 Se está se referindo ao LPC, o Artur te falou pra usar só a DSDT... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts